Quem sou

Sou uma apaixonada pela leitura.

Não me recordo qual foi o meu primeiro livro, mas me lembro bem de minha avó, D. Alice, me cobrando leitura e cópia de textos de jornais e revistas quando fui morar com ela, eu tinha apenas cinco anos, mas como não tinha jardim de infância onde ela morava, fui matriculada na primeira série do antigo primário e alfabetizada precocemente.

O maior incentivo veio das mãos de minha mãe, D. Esmeralda, que nunca mediu esforços para abarrotar a estante da sala de casa com livros e “coleções”. Me lembro quando ela comprou a coleção do Sitio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, eram 24 volumes que devorei em poucos dias.

Outro grande incentivo veio do “tiozinho” da banca de jornais de Caucaia, não me recordo o nome dele, mas me recordo de passar pela banca e levar livros emprestados quase que diariamente, eu pegava quando ia para a escola e devolvia no dia seguinte, eram bolsilivros de bangue bangue, romances e os clássicos, foi uma sorte tê-lo encontrado pois não tínhamos dinheiro para comprar tantos livros.